PARA ZUCA PATRICIO

12-09-2011 10:23

 

PARA ZUCA PATRÍCIO

                                   Não quero falar do homem público, do cidadão, do advogado, Patrício Neto . Quero falar de tio Zuca e para falar nele é necessário que se fale do povo que se originou de Zé Patrício da Palma e de Joaquina da Salamandra povo este que a semelhança das Tribos de Judá se distribuiu no:

POVO DE NILA
POVO DE ELISA
POVO DE ELITA
POVO DE ZUCA
POVO DE SEU CHICO
POVO DE LETICIO
POVO DE JOÃO
POVO DE EVARISTO
POVO DE ALICE
LURDINHA

Hoje , quando lhe homenageamos na sua última partida, na maioria somos ramificações , porque do tronco e dos ramos somente três João , Evaristo e Lurdinha  podem aos nossos ouvidos dizer presente. vocês que tiveram o privilégio e a alegria de partilharem um convívio de sessenta  anos, de amizade e união . absolutamente fiéis  , mesmo diante das circunstancias e entraves proporcionados pela vida . formaram uma corrente forte de elos inquebrantáveis e somente a morte pôde isolá-los fisicamente , e neste momento, de forma que lhe foi permitido, vocês já se encontraram espero que você tenha dito a tia Alice , ti Chico, - meu pai- tia Nila , tia Elisa, ti Letício ¨nosso Titiço¨, tia Elita tão recente, que como eles , você,  já povoa apenas como lembrança e como saudade nossos corações . Tio você foi nosso Dom Quixote , só que com 09 Sanchos Panças que o idolatravam , seus irmãos. Através deles lhe absorvemos e como deles também você passou a ser o nosso sol , nos aquecendo e nos iluminando. Também somos pequenos ¨sóis¨ e congregamos com alegria e prazer a ¨constelação dos PATRICIOS de ALEXANDRIA.¨ Uma constelação peculiar excêntrica e diria até singular na  forma de encarar a vida com suas alegrias e tristezas ; já digo, que saudades dos seu sorriso querido, quando nos via , nos inquiria nas confidenciava, brincava. Obrigada pela sua batalha que foi a de manter unido, fiel e solidário o seu povo, que somos nós .Sua palavra sempre era a última e decisiva para os seus familiares . Que tenhamos a graça, de mediante sua inspiração mantermos  unida a nossa constelação.

Parte o chefe destes clãs , o nosso chefe. Permanece no entanto repleto inteiro no coração de cada um de nós.

Busquei ontem as recordações mais distantes da sua presença e todas foram gratificantes  maravilhosas, gostosas e são tantas! A cidade , a sua cidade se apresentou hoje suavemente triste com sua partida, não queria lhe ver sofrer preferia o seu encantamento, para tê-lo inteiro no coração.

A hã  tio,  não poderia deixar de lhe dizer hoje 1desessete  de agosto , parabéns querido,  porque você hoje já está no seu primeiro dia de sua nova vida!

                             Nós lhe amamos.

                             Socorro de Figueiredo

                              Alexandria, 17 de Agosto de  1996.